top of page

Artigos

Técnicas de acupuntura ajuda a tratar celulite, gordura, acne e flacidez

 

Mais conhecida por tratar a ansiedade e dores nas costas, a acupuntura também pode atuar em prol da beleza feminina. Ao contrário do que se imagina, a técnica milenar que consiste na aplicação de pequenas agulhas em pontos definidos do corpo também ajuda a amenizar problemas estéticos comuns, como celulite, gordura localizada, acne e flacidez, sobretudo quando enriquecida por elementos da tecnologia.
 

"Como estimula a circulação sanguínea do local tratado e promove a renovação da pele, o procedimento melhora a região tratada, na maioria dos casos, a partir da quarta ou sexta sessão. Geralmente, recomendamos de dez a 15 sessões e depois apenas a manutenção mensal", afirma Maria Assunta Yamanaka Nakano, dermatologista responsável pela acupuntura estética do Ambulatório da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

 

Acupuntura melhora qualidade de vida de quem convive com a asma

Fonte: http://hcemmovimento.blogspot.com.br

 

Pesquisa realizada pelo Centro de Acupuntura do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HCFMUSP mostrou que a medicina chinesa, associada ao uso de medicamentos, é benéfica no tratamento de asma, doença inflamatória crônica das vias respiratórias relacionada a fatores genéticos e ambientais. Estima-se que 10 a 13% da população brasileira sofra da doença.

Os benefícios da acupuntura para a menopausa

 

 

O tempo todo nós buscamos alternativas para aliviar os sintomas da menopausa, entre eles, calor, insônia, irritabilidade e outros, não é? E uma das principais aliadas para reduzir os sintomas da menopausa é a acupuntura.

Leia mais

ABC da Acupuntura

 

 

A técnica oriental vem ganhando cada vez mais adeptos e aliviando muitas dores. Desvende as dúvidas mais comuns sobre o método.

O que é acupuntura?

É um antigo método terapêutico chinês que se baseia na estimulação de determinados pontos do corpo com agulhas, a fim de restaurar e manter a saúde.

Para que serve?

Visa restabelecer a circulação da energia (Chi) nos canais de energia e dos órgãos e das vísceras e, com isso, levar o corpo a uma harmonia de energia e de matéria.

Quando procurar um acupunturista?

Sempre, não somente para tratamento de doença, mas como de uma maneira preventiva.

Pois é o recurso terapêutico mais conhecido da medicina tradicional chinesa no Ocidente, promovendo o equilíbrio, a harmonização, o fortalecimento dos órgãos e do corpo.

É permitido misturar outros tratamentos com a acupuntura?

Sim. A acupuntura, dentro da Medicina Tradicional Chinesa, vê o ser humano de uma maneira global. O universo e o ser humano estão submetidos às mesmas influências, sendo partes integrantes do universo com um todo.

 

Acupuntura e o Estresse

 

A palavra estresse é tão usada no nosso cotidiano que às vezes a utilizamos sem saber seu verdadeiro significado. Devemos primeiro entender que o estresse é um estado de tensão mental e físico que altera o funcionamento do corpo; funciona como um sistema de defesa, como quando nos deparamos em situações de perigo, é um alerta para nosso organismo o avisando que ele deve se preparar para reagir, seja correndo/fugindo ou lutando. Nestas situações o organismo produz adrenalina e noradrenalina, que causam aumento da frequência cardíaca, aumento da sudorese, tensão muscular, insônia e outros sintomas e estas substâncias devem ser eliminadas do organismo em algumas horas para que ele volte ao seu funcionamento normal. Esta é a primeira fase do estresse, chamada de fase de alerta, mas quando o causador do estresse permanece por mais que algumas horas, a pessoa entra na segunda fase, que é a de resistência, na qual o organismo é obrigado a se adaptar a sobreviver com o funcionamento alterado e o organismo não volta ao funcionamento normal, levando à sensação de desgaste físico e dificuldades com a memória. Se o organismo permanecer por muito tempo nessa fase ele enfraquece e se torna vulnerável a determinadas doenças, como herpes, aumento da pressão, gripe frequentes, tontura, redução da libido e tonturas. Caso o agente estressor continue presente, a pessoa pode atingir a fase de exaustão, nesta, é extremamente importante um tratamento especializado, pois aqui as reações do organismo podem levar à morte.

Mas e se o fator que causa o estresse é o trabalho por exemplo? O que fazer? E se a pessoa não tem a opção de procurar um novo emprego? E se a causa forem conflitos familiares? Enfim, quando não se pode eliminar o fator que causa o estresse, devemos evita-lo ou ameniza-lo. Mas como? O estresse pode ser controlado com a alimentação saudável e equilibrada, atividades de relaxamento, como a acupuntura, prática regular de atividades físicas e reestruturação cognitiva, que envolve a “troca” de pensamentos negativos por pensamentos positivos, já que os pensamentos podem gerar sentimentos.
O Estresse na Medicina Chinesa
Na Medicina Chinesa, o estresse não surge de uma hora para outra, assim como outras doenças, ele é causado por várias experiências estressantes que levam ao desequilíbrio energético do organismo, o torna frágil e leva ao adoecimento. já que o funcionamento normal do corpo e da mente dependem do equilíbrio.

O tratamento do estresse pela Acupuntura

O objetivo da acupuntura não é tratar os sintomas decorrentes do estresse, mas sim diagnosticar e tratar as causas do mesmo. Várias pessoas que sofrem com o estresse podem apresentar sintomas diferentes, e, mesmo aquelas que apresentam os mesmos sintomas, tem causas diferentes, por isso o tratamento é feito de forma individualizada. Deve-se avaliar se o estresse é causado pelo excesso ou pela falta de energia, dos sentimentos que são apresentados e o tipo de desequilíbrio. São avaliados os hábitos da pessoa, sua língua, seu pulso e também seus sintomas, alguns deles são:
Problemas de pele
Angústia/ansiedade
Hipertensão arterial
Insônia
Tonturas
Irritabilidade excessiva
Perda do senso de humor
Diarreia
Tensão muscular, entre outros.
Além de eliminar as causas do estresse e alívio dos sintomas, os benefícios da acupuntura também garantem melhora na saúde e bem-estar para o paciente. Em uma pesquisa realizada com 20 adultos com diagnóstico de estresse, foram realizadas 10 sessões de acupuntura sistêmica (em todo o corpo) e auricular (sementes em pontos na orelha), o resultado foi uma redução de 75% do nível de estresse em relação ao inicial, além da redução dos sintomas apresentados.
Enfim, a ciência vem a cada dia, provando como a acupuntura pode melhorar a qualidade de vida das pessoas sem causar efeitos colaterais ou indesejados. Faça acupuntura por uma vida melhor!

 

Acupuntura no SUS ajuda pacientes com dores sem solução e já está até na UTI

Em um ano, atendimentos pelo sistema público crescem 76%; agulhas já são usadas por médicos de várias especialidades, de ortopedistas a psiquiatras. As agulhadas usadas para aliviar a dor do motoqueiro ferido no trânsito e internado na UTI também são empregadas para tratar a perna da senhora que já passou por todos os médicos, sem resultados. Eles são exemplos de pacientes que estão entre os 1,2 milhão de atendimentos de acupuntura feitos no Sistema Único de Saúde (SUS) no último ano.


 

A potência da acupuntura

 

Novas pesquisas comprovam a eficiência das agulhas em um conjunto de doenças muito maior do que se imaginava. Seus benefícios se estendem do tratamento de enfermidades como depressão e obesidade a tratamentos de beleza

© 2023 por O SPA da Saúde.  Orgulhosamente criado por Wix.com

  • s-facebook
  • Twitter Metallic
bottom of page